VINAGRE CEBOLAS
Home > Informação > GREVE NOS TST NOS PRÓXIMOS DIAS 19 E 20 DE MAIO

13-05-2019

GREVE NOS TST NOS PRÓXIMOS DIAS 19 E 20 DE MAIO

Greve na TST


Os Trabalhadores da TST, entregaram um pré-aviso de greve, para os próximos dias, 19 e 20 de maio de 2019


Já em março os motoristas da TST tinham realizado uma greve de 24 horas, tendo decidido continuar as paralisações até que a administração aceite discutir o aumento salarial para 750 euros, até porque é a empresa no setor que pior paga na Área Metropolitana de Lisboa.

Esta semana, a administração da TST indicou que a proposta dos sindicatos representa um impacto de mais de dois milhões de euros acima dos valores já aplicados em 2019 e que, por isso, é "definitivamente incomportável para o plano de negócios" da empresa.

Contudo, na visão dos sindicatos, a posição da administração "não passa de uma provocação aos trabalhadores".

Os sindicatos afirmam que, “ Ao longo dos anos, nunca houve uma administração que dissesse que estava em condições e que tinha dinheiro suficiente para pagar melhor aos trabalhadores. Ao longo destes anos todos a conversa é sempre a mesma, está tudo mal e não têm dinheiro. Sabemos que a empresa está em condições de pagar um pouco melhor aos trabalhadores",

Por este motivo, os sindicatos vão convocar uma nova paralisação para 19 e 20 de maio, sendo que no dia 20, segunda-feira, os trabalhadores vão realizar uma "grande concentração" em frente à Câmara Municipal de Almada.

Em 23 de janeiro, os trabalhadores reuniram-se com a administração da TST para negociar a revisão do Acordo de Empresa, em que lhes foi proposto o aumento do salário de 651,61 euros para 670 euros, além do acréscimo de 0,91 cêntimos nas diuturnidades e de mais cinco euros no trabalho em dia de folga, passando a receber 42,50 euros, uma proposta que os trabalhadores consideraram insuficiente.

A TST desenvolve a sua atividade na Península de Setúbal, com 190 carreiras e oficinas em quatro concelhos, designadamente Almada, Moita, Sesimbra e Setúbal.

 

RELACIONADAS


Envie-nos uma mensagem